Os ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, vão receber esta segunda-feira, 2 de setembro, o presidente executivo da Lufthansa, Carsten Spohr.
Segundo as informações, o gestor alemão vai comunicar formalmente ao Governo português o interesse em comprar 19,9% da TAP no âmbito da reprivatização da companhia. A Lufthansa prepara-se para comunicar ao Governo a disponibilidade para comprar 19,9% da TAP, numa lógica de consolidação do setor da aviação europeia.
Este encontro, a pedido do CEO alemão, não servirá para “negociar” a TAP é, antes, uma manifestação formal de interesse, num processo que nunca parou, mas vai agora acelerar, para aproveitar os bons ventos do setor.
A Parpública, empresa que detém o capital da TAP, ainda não fechou, sequer, a contratação de um assessor financeiro para avançar com o processo, e não terá sequer um mandato para a operação.
O Governo quer acelerar a operação e está a trabalhar para o lançamento formal do concurso ainda em 2024.
Alguns analista apontam que uma participação de 19,9% da TAP poderá valer entre 180 e 200 milhões de euros, mas a Lufthansa vai ter a concorrência de operadores como o grupo IAG, que detém a BA e a Ibéria.