Últimas Notícias:
×

Marca Alitalia poderá regressar


De acordo com o Corriere della Sera, a marca Alitalia deverá voltar aos céus após alguns meses de interrupção, enquanto a ITA Airways nos primeiros dois meses e meio de atividade fechou com um EBIT de -170 milhões de euros.

A ITA Airways, empresa pública que substituiu a Alitalia e comprou a marca histórica por 90 milhões de euros em outubro passado, vai utilizar a marca, confirmou o presidente da ITA Alfredo Altavilla durante a audiência na Comissão de Transportes da Câmara.

A decisão final será tomada pelo Conselho de Administração a 31 de janeiro.

Mesmo tendo comprado a marca Alitalia, a companhia preferiu utilizar uma nova marca, a ITA Airways, para mostrar uma maior descontinuidade com o passado. Mas, segundo Altavilla, as companhias aéreas tradicionais têm várias marcas eno seu portfólio e o nome Alitalia poderia ser reintroduzido para uma divisão especial do Grupo: “Sempre pretendemos usar a marca para integrá-la à oferta comercial”. Não para uma divisão de baixo custo, mas possivelmente para as operações europeias ou voos intercontinentais.

Na vertente económica, a ITA Airways registou um Ebit negativo igual a -170 milhões de euros desde o início das operações (15 de outubro) até ao final do ano, “em linha com as disposições do plano industrial e apesar da presença de receitas reduzidas para metade e o aumento do custo do combustível”.

Nos dois meses e meio de 2021, as receitas  totalizaram 86 milhões de euros: 76,6 milhões de transporte de passageiros, 9,4 milhões de euros de carga.