A NAV Portugal, empresa nacional de prestação de serviços de navegação aérea, comemora 25 anos de existência.
A empresa refere que segue com o compromisso inabalável e com a excelência na gestão do espaço aéreo nas duas regiões de informação de voo em que presta serviço, Lisboa e Santa Maria, desde a sua fundação.
Ao longo dessas duas décadas e meia a NAV Portugal emergiu como uma referência global em termos de eficiência operacional e performance. A empresa tem liderado a vanguarda da inovação, adotando continuamente tecnologias de ponta para otimizar os serviços de navegação aérea e garantir um espaço aéreo seguro para milhões de aeronaves, passageiros e tripulações.
14 Milhões de Voos Controlados: Uma Conquista Histórica
Destacando-se no cenário internacional, a NAV Portugal tem a honra de celebrar o impressionante marco de 14 milhões de voos controlados. Este impressionante número reflete não só a crescente confiança da indústria aérea na capacidade da NAV Portugal na gestão do tráfego aéreo, mas também destaca a dedicação incansável da empresa e das suas equipas em alcançar os mais altos padrões de segurança e eficiência.
Para se ter uma ideia daquilo que foi a evolução nos últimos 25 anos basta assinalarmos que no final de 1998 controlávamos 357 619 voos. Em final de 2023 chegámos ao valor de 852 746. Isto é, de 1999 a 2024 mais do que duplicámos os voos controlados nas duas regiões de informação de voo sob a nossa responsabilidade.
Pelo caminho ultrapassámos diversas adversidades que fizeram desacelerar (umas mais do que outras) o nosso crescimento sustentado como o 11 de setembro de 2001, a crise económica mundial, a gripe das aves, o aumento do preço do petróleo, a pandemia com a COVID-19 e, mais recentemente, a invasão da Ucrânia por parte da Rússia – bem como aquela que deflagra no médio-oriente – e os seus reflexos a nível económico, político e social decorrentes destas guerras – cuja evolução é ainda imprevisível.
Inovação Contínua para o Futuro da Aviação
A NAV Portugal tem investido significativamente em pesquisa e desenvolvimento, implementando soluções inovadoras que melhoram constantemente a eficiência do controlo de tráfego aéreo. A implementação de sistemas de última geração, como o novo sistema TOPSKY, coloca a NAV Portugal na vanguarda da revolução tecnológica no setor da aviação.
“Continuamos empenhados e comprometidos em moldar o futuro da navegação aérea através da melhoria contínua. A inovação e a introdução de tecnologias de ponta não apenas reforçam a segurança, como contribuem decisivamente para a eficiência operacional e ambiental”, sublinha Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal.
Segurança como Prioridade Principal
A segurança sempre foi a prioridade número um da NAV Portugal. A empresa não só cumpre os rigorosos padrões estabelecidos por organizações internacionais como a ICAO, EASA e o Eurocontrol, bem como toda a regulamentação e recomendação nacional para o sector através de organismos como a ANAC e o GPIAAF.
Estes procedimentos, protocolos e padrões de segurança encontram-se implementados e são postos diariamente em prática para garantir um ambiente operacional seguro para todas as aeronaves sob sua responsabilidade.
Através de um sistema de formação contínua nas áreas técnica e operacional, atualizações tecnológicas e colaborações com parceiros do sector, a NAV Portugal reafirma o seu compromisso firme com os mais altos padrões de segurança na navegação aérea, trabalhando para melhorar permanentemente a segurança e a sustentabilidade do sector, na consciência de que o equilíbrio entre esses dois domínios é crucial para garantir um sector aéreo robusto e responsável.
Ao celebrar 25 anos de sucesso, a NAV Portugal reafirma seu compromisso com a inovação, segurança e excelência, antecipando os desafios futuros e liderando a evolução contínua da navegação aérea.
1999 – Fundação da NAV Portugal;
1999 – Operacionalização de numerosos sistemas (ex. TWRATM Faro e Porto) para colmatar o bug do ano 2000;
2001 – Entrada em operação dos Sistemas de Gestão do Espaço Aéreo das RIV’s de Lisboa (LISATM) e de Santa Maria (SATL), sendo o primeiro totalmente desenvolvido e implementado pela NAV Portugal;
2005 – Certificação na NP EN ISO 9001, e mais tarde NP EN ISO 14001; 2006 – Instalação de Radares em Faro e em Santa Maria;
2008 – Nova Sala de Operações do CCTAL (bancadas e equipamentos); 2009 – Criação do Free Route Airspace na RIV de Lisboa – conceito pioneiro na Europa; 2009 – Implementação do Multilateration;
2011 – Operacionalização da versão do SATL com novas funcionalidades (redução dos mínimos de separações, reforço ADS-C e CPDLC e ADS-B) e operacionalização do sistema ATM (SATL-T na Torre de Controlo do Aeroporto de Ponta Delgada); 2018 – Adesão da NAV Portugal ao COOPANS, aliança de prestadores de serviços de navegação aérea;
2019 – Lançamento do Projeto TOPLIS: NAV avança para renovação do sistema de controlo de tráfego aéreo do CCTAL;
2021 – Inauguração da nova Sala de Operações do CCO;
2022 – Lançamento do TOPSKY;
2023 – Inauguração da Nova Sala de Operações do CCTAL.