Artigo escrito em português do Brasil:
O Dia dos Pais é uma data marcante para muitos brasileiros e, para celebrá-lo, a LATAM surpreendeu o comandante Sérgio Sola, promovendo um encontro com seus dois filhos, copilotos, sendo que um deles faz parte das 750 contratações de pilotos e comissários, que estão sendo realizadas pela empresa para sustentar sua retomada de voos.
Além de membros para tripulação, a companhia, que já retomou 75% da sua oferta doméstica de assentos no Brasil, também está contratando 1 mil funcionários de aeroportos e, em junho, iniciou a contratação de 180 profissionais para o seu centro de manutenção de aeronaves em São Carlos (SP). São dados que reforçam o otimismo da LATAM, à medida em que avança o processo de vacinação.
Família de aviadores
Há 23 anos na LATAM, o comandante Sola viu seus filhos, Alexandre e Nicholas Sola, seguirem seus passos na aviação e se tornarem pilotos. A família de aviadores atua na companhia, mas, no ano passado, com a pandemia, Nicholas Sola foi um dos desligados da empresa. Agora, com o seu retorno, a LATAM promoveu o reencontro de pai e filho.
E, para quem ama voar, uma ação como essa só poderia ser realizada durante uma viagem. Por isso, os três foram escalados para o mesmo voo, o LA3415 (São Paulo/Congonhas – Fortaleza), no dia 30 de julho. Porém, o comandante Sola sabia apenas da participação de Alexandre no voo – não fazia ideia da participação de seu filho Nicholas recontratado pela LATAM.
Um speech emocionante
Quem conhece bem a aviação sabe que antes da partida de uma aeronave – e também na sua chegada – é realizado o chamado speech, uma saudação do comandante aos passageiros, com informações sobre o voo. E a surpresa começou a ser anunciada a todos os passageiros pelo comissário de bordo Paolo Fernandes, ao informar a condução do voo por pai e filho: o comandante Sola e o copiloto Alexandre Sola. “Este é um voo muito especial para nós, pois sabemos a importância de estar junto daqueles que mais amamos“, afirmou o comissário.
Em seguida, para surpresa do pai, Nicholas assumiu os cumprimentos aos passageiros, contando que recentemente havia sido recontratado.
“Recentemente fui convidado para retornar para a LATAM como copiloto, depois de alguns meses fora por conta da pandemia, e hoje estar aqui vestindo esse uniforme, num voo onde meu pai e meu irmão são os pilotos, é um momento muito especial. Em agosto comemoramos o mês dos pais, e a LATAM me proporcionou essa oportunidade de homenagear o meu”, destacou.
“Pai, o meu speech hoje é para você: Há 28 anos eu tenho em casa o melhor exemplo de amor, amizade, valor, humildade, perseverança. A sua trajetória de vida até aqui inspira a todos que te conhecem, e hoje posso dizer que vivo o sonho de compartilhar a mesma profissão, na mesma empresa que há mais de duas décadas faz parte da nossa família”, concluiu Nicholas.
Após a declaração, Sérgio Sola reencontrou o filho na cabine e o abraçou emocionado e sob aplausos dos passageiros. Para a LATAM, a ação simboliza, de forma positiva, não só a retomada do setor, mas também o posicionamento de uma empresa mais humana e empática que, através de seus voos, conecta pessoas a seus sonhos.