Últimas Notícias:
×

O último A380 a ser produzido

 

O fim do maior avião de passageiros do mundo está cada vez próximo. Enquanto algumas companhias aéreas estão a realizar o phase-out dos seus modelos A380, a Airbus já iniciou a produção da última unidade, que deverá ser entregue no próximo ano à Emirates.

A última unidade em produção na fábrica da Airbus, em Toulouse, de A380 já teve início. Na última semana, foi a vez de partes da fuselagem serem enviadas para a montagem final.

O transporte da fuselagem entre as cidades de Saint-Nazaire e Toulouse, distantes a cerca de 500 quilómetros, foi feita entre camiões adaptados e barco.

Para o transporte, a fuselagem é dividida em diversas partes. A previsão é que a produção do último A380 termine somente no próximo ano.

Como se pode ver no filme, acima, as últimas partes da fuselagem tiveram nas “janelas” as fotografias dos funcionários da Airbus afectos ao projecto!

De referir que este modelo teve uma vida curta no que respeita, entre o início e o fim da sua produção; 15 anos: o primeiro voo de teste foi em 2005, e o primeiro voo comercial em 2007.

O fim da produção do A380 foi anunciado em fevereiro devido à falta de encomendas e numa altura em que Emirates substituiu o pedido de 39 A380 por 40 A330neo e 30 A350.

O investimento no projecto A380 está estimado em cerca de 20 bilhões de dólares e recebeu apenas encomendas para 251 unidades.

Devido à situação actual na aviação muitas companhias que tinham nos seus planos a retirada da frota do modelo, anteciparam o seu phase-out; como foi o caso da Air France.

A Air France tinha na sua frota 10 unidades e anunciou recentemente a retirada de todos os modelos.

Também a maior companhia a operar A380 do mundo, a Emirates, com 115 unidades na fruta retirou o seu primeiro modelo:

Segundo a Airbus, das 251 unidades encomendadas, 242 já foram entregues e duas já estão totalmente fora de operação.

Os últimos dados foram atualizados em maio.