A PIA, companhia aérea paquistanesa, anunciou que a partir de segunda-feira, vai operar o primeiro voo comercial entre Islamabad e Cabul desde que os talibãs tomaram o controlo do poder no Afeganistão.
“Temos todas as autorizações técnicas para as operações aéreas. O nosso primeiro avião comercial, um Airbus A320, descolará de Islamabad em direção a Cabul a 13 de setembro”, declarou o porta-voz da companhia aérea paquistanesa PIA, Abdullah Hafeez Khan, à agência noticiosa France-Presse (AFP).
Khan indicou que, até agora, há 73 pedidos de passageiros interessados, “o que é muito encorajador”, salientando que muitos dos bilhetes foram solicitados por organizações de ajuda humanitária e por jornalistas que desejam deslocar-se a Cabul.
Trata-se do primeiro voo comercial anunciado desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, na sequência da partida das últimas tropas norte-americanas do país, a 30 de agosto.
Um primeiro voo internacional de passageiros, mas não comercial, descolou de Cabul na quinta-feira, seguido de outro, operado pela Qatar Airways, um dia depois, com 158 passageiros a bordo, entre norte-americanos, alemães, canadianos, franceses, holandeses, belgas e mauricianos.