Este domingo ficou marcado por um incidente muito grave que aconteceu a bordo de um Embraer E175 da Alaska Airlines operado pela subsidiária regional Horizon Air.
A aterragem de emergência foi motivada por um caso de interferência ilícita, que é a tentativa ou sequestro de avião.
Durante o voo de cruzeiro, um piloto extra que viajava no jumpseat do cockpit tentou interferir no voo.
De acordo com o relato dos pilotos que estavam aos comandos, o piloto extra tentou desligar os dois motores através do botão de emergência localizado na parte superior do painel da aeronave.
Estes dois botões ativam o extintor interno dos motores que servem para extinguir fogo em caso de incêndio, provocando ao mesmo tempo a inoperacionalidade dos mesmos.
Após a tentativa de desligar os motores, os pilotos do voo conseguiram dominar o piloto extra e com a ajuda dos tripulantes de cabine acabou por ser retirado do cockpit e levado para a zona da galley, tendo sido imobilizado.
Na conversa com o controlador de voo, o piloto informa que o possível sequestrador estava mais calmo e a situação estava sob controle, mas ainda assim eles quiseram pousar em Portland e acionaram e mantiveram ativo o código 7500 no transponder, que refere à interferência ilícita.
A aeronave acabou por aterrar normalmente e em segurança no aeroporto de Portland, tendo o piloto extra sido detido pelas força de seguranaça.
Em comunicado a Alaska Airlines confirmou que o piloto extra se tratava de Joe Emerson, encontrando-se o mesmo detido pela Polícia da Autoridade Portuária de Portland.
A companhia refere ainda que o piloto em questão é funcionário da empresa e estava devidamente autorizado a viajar no cockpit.