Artigo escrito em português do Brasil:
A ponte aérea entre Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, operada pela Azul, maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas no Brasil, completou 180 dias de atividades. O balanço da operação mostrou-se positivo para a companhia, que já levou mais de 6 mil Clientes na rota, em mais de mil voos realizados.
A iniciativa de oferecer opções de voos para Jacarepaguá surgiu a partir de uma demanda dos Clientes, que precisavam pegar o voo ou desembarcar na Zona Oeste da cidade, mais distante do Santos Dumont e do Galeão, principais aeroportos cariocas. O deslocamento entre o aeroporto Santos Dumont até o Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, pode levar mais de uma hora. Do aeroporto de Jacarepaguá, o trajeto é feito em apenas 20 minutos.
“Uma das principais vantagens de optar pela ponte aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo é a economia de tempo. Porém, quem mora ou trabalha na Barra da Tijuca nem sempre consegue usufruir dessa vantagem, inclusive por causa dos congestionamentos. A Azul está sempre buscando abrir caminhos alternativos para que Clientes cheguem a tempo em seus compromissos e possam aproveitar melhor a passagem pela cidade maravilhosa. Além disso, os resultados positivos deste voo representam também desenvolvimento econômico e mais empregos para a região”, afirmou André Mercadante, diretor de Planejamento e Revenue Management.
São 14 voos diários, sendo sete para cada trecho e operados com a aeronave Cessna Grand Caravan. As rotas começam às 6h15 e se encerram às 22h. Clientes podem fazer conexões com outros voos domésticos em Congonhas ou através de translado para Campinas (VCP), principal hub da companhia, que conta com rotas para diversos lugares do Brasil e do mundo.
A história da conexão entre o Rio de Janeiro e São Paulo começou no final da década de 1960, quando três empresas (Varig, Vasp e Cruzeiro do Sul) se associaram para criar um consórcio de passagens chamado Ponte Aérea. Embora as companhias tenham deixado de atuar, essa rota continua uma das principais e mais movimentadas do mundo. Recentemente, a Azul intensificou sua presença ao dobrar a malha aérea em Congonhas. Agora, são 26 viagens entre São Paulo e o aeroporto Santos Dumont, sendo 13 voos saindo de Congonhas entre 6h20 e 21h05 e outros 13 do terminal do Rio para o de São Paulo, entre 6h30 e 20h50.