Conforme noticiámos em 2021, a SATA Azores Airlines prepara-se para começar a voar com equipamento A320neo.
O primeiro A320neo, de acordo com as informações, já se encontra na linha de montagem nas instalações da Airbus em Toulouse.
A aeronave irá realizar os voos de teste com a matrícula F-WWIA.
Falta saber se é desta que finalmente surge o “Adventure” ou se a companhia vai passar os atuais nomes dos A320 para os futuros A320neo.
A introdução dos novos modelos na frota da companhia prende-se com a necessidade de realizar o phase-out da sua actual frota A320.
Como é sabido estava programado a saída do A320 CS-TKK, durante o ano de 2021, mas a companhia decidiu prolongar o contrato de leasing devido ao aumento da operação da companhia.
O CS-TKK encontra-se desde o dia 7 de novembro de 2022 no aeroporto Shannon, na Irlanda, já no seu processo de phase-out.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
A companhia deverá operar 2 unidades A320neo, para servir as suas rotas para o Pico e Faial.
Na totalidade a companhia, a partir de 2024, ficará com uma frota composta por 7 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF) e 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ).
O negócio deverá ser fechado com o lessor parceiro Air Lease Corporation.
O A320neo e os modelos derivados fazem parte da família de aviões de corredor único mais vendida no mundo. A variante A320neo foi a primeira a voar e entrar em serviço. Com um peso máximo de decolagem de 79 toneladas, possui capacidade para 165 passageiros numa configuração comum de duas classes, com um alcance de 6 850 quilómetros.
Segundo a Airbus, esta variante possui uma economia de combustível de 16% por assento e um custo operacional 25% menor, em comparação com as versões anteriores.