Foi revelado o primeiro Ilyushin Il-76MD-90A produzido na nova linha de montagem, entrando agora na fase de testes.
Em 2010 foi anunciado que a produção de um Il-76 modernizado, o Il-76MD-90A (também conhecido como projeto Il-476 durante a fase de design), iria começar; com uma nova linha de produção localizada nas instalações da Aviastar em Ulyanovsk, Rússia.
A nova produção é realizada em cooperação com as fábricas de Tashkent.
Neste momento está a terminar a montagem do segundo protótipo Il-76MD-90A.
Em 29 de abril de 2015, foi anunciado que a Força Aérea Russa recebeu o primeiro Il-76MD-90A construído no centro de montagem de “Aviastar-SP” de Ulyanovsk do contrato de 2012 para 39 aeronaves.
O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) recebeu a sua primeira produção em série de aeronaves Ilyushin Il-76MD-90A a 2 de abril de 2019.
No início de 2021, 27 aeronaves foram encomendadas para entrega no período até 2028 e 9 já foram sido construídas.
A título de curiosidade, o O Ilyushin Il-76 é um avião soviético desenvolvido pela Ilyushin em meados da década de 1960 quando a Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato, cargueira, para substituir os Antonov An-12.
A sua cauda em T e trem de aterragem com múltiplos eixos e 20 pneus possibilita a operação em pistas não preparadas.
Aeronaves Ilyushin II-76 ainda são operadas em vários países, mesmo depois da dissolução da URSS. O Il-76 “Candid” ainda está em plena atividade em forças aéreas, como as da Rússia e a da China.
Em 22 de março de 2014 a Força Aérea da China usou dois grandes Ilyushin IL-76, na base aérea de Pearce pertencente à Real Força Aérea da Austrália na operação de busca do avião da Malásia desaparecido no Sul do Oceano Índico.
A Ilyushin começou a desenvolver, no início da década de 1990, uma nova versão de fuselagem alongada e novos motores para a Força Aérea Russa, tendo o primeiro protótipo voado em 1995.