A Qatar Airways emitiu hoje, 21 de outubro, a dar conta de alguns números da sua operação relativamente à pandemia de Covid-19.
Desde fevereiro de 2020, apenas 582 casos positivos foram relatados em mais de 4,6 milhões de passageiros em setores de voo operados pela companhia.
A companhia aérea relata um número extremamente baixo de casos a bordo, com mais de 37.000 voos sem COVID-19 desde fevereiro de 2020
Menos de 0,002% da tripulação de cabine foi afetada pelo COVID-19, sem novos casos registados entre a tripulação desde a introdução do uniforme completo de EPI em voo em maio de 2020
A Qatar Airways apresenta um número extremamente baixo de casos COVID-19 a bordo após operar mais de 4,6 milhões de passageiros em setores de voo e com um índice de mais de 33 mil milhões de receita de passageiros por quilómetro em mais de 37.000 voos sem COVID-19 em todo o mundo desde fevereiro de 2020.
O sucesso do programa de monitorização, deteção e higiene COVID-19 da companhia aérea resultou em mais de 99,988% de passageiros a bordo sem COVID-19 e com menos de um por cento de passageiros confirmados com resultado positivo após teste efetuado pelas autoridades locais após um voo na Qatar Airways. Além disso, menos de um por cento (0,002%) da tripulação de cabine em operação foram afetados, sem novos casos registados desde que a companhia aérea introduziu o seu uniforme completo de PPE em em maio de 2020, bem como a introdução de máscaras faciais nos passageiros em todos os voos.
O Chefe Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, refere: “Estas últimas estatísticas são uma indicação clara de que, com a adoção de medidas certas, com procedimentos meticulosos de segurança a bordo, higiene e distanciamento social em vigor nos aeroportos e em conformidade com os requisitos de testagem das autoridades locais, as viagens aéreas não precisam de ser uma fonte de preocupação para os passageiros.
“Introduzimos o mais rigoroso programa de deteção, higiene a bordo e monitorização do virus. Como indústria, queremos garantir a recuperação da aviação comercial, incentivando os passageiros desde o início da pandemia COVID-19, sentirem-se em segurança e protegidos, desde a partida à chegada, com todas as companhias aéreas.
“A nossa abordagem baseada no risco fez-nos adotar uma série de medidas adicionais, como a introdução de testes PCR para passageiros que partem de países de ‘alto risco’ e o uso dos mais avançados sistemas de filtragem de ar HEPA a bordo dos nossos aviões. A estas medidas foi adicionada a introdução do Sistema de Cabine Ultravioleta da Honeywell, operado pela Qatar Aviation Services, como uma etapa adicional na limpeza e mais uma evidência do compromisso da Qatar Airways em elevar as práticas de segurança. Também temos feito tudo para proteger a tripulação e funcionários da exposição a infeções, com formação em treino especializado em prevenção de infeções a bordo e a introdução do uniforme completo de EPI em maio, erradicando completamente esse risco até o momento. Dado o número extremamente baixo de casos registados a bordo e o risco ainda menor de transmissão, algo reafirmado por um estudo recente da IATA que indica que 1 em 27 milhões de viajantes contraiu COVID-19 a bordo de um voo, os passageiros podem estar tranquilos, sabendo que voar continua a ser a forma mais segura de viajar.
“Embora estes números possam ser baixos, continuaremos a monitorizar meticulosamente os desenvolvimentos globais na luta para controlar a disseminação de COVID-19, e trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais para apoiar as atividades de rastreio sempre que um caso positivo for confirmado. Como indústria, devemos permanecer vigilantes e evitar qualquer complacência, garantindo que temos fortes procedimentos de proteção e segurança para inspirar confiança aos passageiros”.
De acordo com os últimos dados da IATA, a Qatar Airways tornou-se a maior transportadora internacional entre abril e julho, cumprindo a missão de levar as pessoas para casa. Esta situação permitiu que a companhia aérea acumulasse experiência incomparável no transporte de passageiros com segurança e confiabilidade e posicionou-a de forma única para reconstruir a sua rede de forma eficaz. A transportadora implementou de forma rigorosa as mais avançadas medidas de segurança e higiene a bordo e no Aeroporto Internacional de Hamad.
As medidas de segurança a bordo da Qatar Airways para passageiros e tripulantes de cabine incluem o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a tripulação de cabine e um kit de proteção gratuito e máscaras faciais descartáveis para os passageiros. Os passageiros da Classe Executiva em aviões equipadas com Qsuite podem desfrutar da privacidade única que este assento premiado oferece, incluindo portas deslizantes de proteção de privacidade e a opção de usar o indicador ‘Não perturbe (DND)’. O Qsuite está disponível em voos para mais de 30 destinos, incluindo Frankfurt, Kuala Lumpur, Londres e Nova Iorque. Para obter detalhes completos sobre todas as medidas que foram implementadas a bordo e na HIA, visite qatarairways.com/safety.
A casa e hub da Qatar Airways, o Aeroporto Internacional Hamad (HIA), implementou procedimentos de limpeza rigorosos e aplicou medidas de distanciamento social em todos os seus terminais. É a primeira entidade no mundo a obter verificação independente do BSI (British Standards Institution) para a implementação dos protocolos de segurança e saúde na aviação da ICAO COVID-19. A verificação foi conduzida após auditorias ao nível da Recuperação da Aviação Civil da Organização da Aviação Civil Internacional, ICAO CART. Esta importante conquista marca o Estado do Qatar como o primeiro país do mundo a ser verificado pelo BSI para a implementação do Protocolo COVID-19 de Segurança e Saúde da Aviação.
Sem poupar esforços para proteger os passageiros, o HIA continua a manter um distanciamento físico de 1,5 m em todos os pontos de contato dos passageiros em torno do aeroporto, por meio de marcações no piso, sinalização e assentos distanciados. Todos os pontos de contato são higienizados a cada 10-15 minutos. Todos os portões e balcões de autocarros são limpos após cada voo. As lojas de alimentos e bebidas da HIA incentivam transações sem contato e sem dinheiro por meio de cartões e estão a consider a introdução de compras on-line ou através de aplicações num futuro próximo. O aeroporto também realiza a desinfeção regular de todos os carrinhos e banheiras de bagagem.
O HIA foi recentemente classificado como ‘Terceiro Melhor Aeroporto do Mundo’, entre 550 aeroportos em todo o mundo, pelo Skytrax World Airport Awards 2020. HIA foi também eleito o ‘Melhor Aeroporto do Oriente Médio’ pelo sexto ano consecutivo e ‘Melhor Equipe Serviço no Oriente Médio ‘pelo quinto ano consecutivo.
Para garantir que os viajantes possam planear as viagens com tranquilidade, a companhia aérea tem políticas generosas de reserva e reembolso. Para obter mais informações, visite qatarairways.com/RelyOnUs.