A Boeing lançou o novo 777-8 Freighter e ampliou a sua família, líder de mercado, de aviões de passageiros 777X e de carga com uma encomenda de até 50 aviões por parte de uma das maiores transportadoras de carga do mundo, a Qatar Airways.
A Qatar Airways será o cliente de lançamento do 777-8 Freighter com uma encomenda de 34 aeronaves e opção de mais 16, uma compra total que ascende a mais de 20 mil milhões de dólares aos preços de tabela atuais e o maior compromisso de aviões-cargueiro na história da Boeing em termos de valor. A encomenda também apoia centenas de fornecedores norte-americanos em 38 estados, irá preservar mais de 35.000 empregos nos Estados Unidos e proporcionará à economia norte-americana um impacto anual estimado em 2,6 mil milhões de dólares durante o período de entrega do contrato.
Com a tecnologia avançada da nova família 777X e o desempenho comprovado do líder de mercado 777 Freighter, o 777-8 Freighter será o maior cargueiro bimotor da indústria, de maior alcance e mais capaz. Com uma capacidade de carga útil quase idêntica à do Freighter 747-400 e uma melhoria de 25% na eficiência do combustível, emissões e custos operacionais, o Freighter 777-8 irá permitir um negócio mais sustentável e rentável para os operadores.
Na Casa Branca, a Secretária do Comércio, Gina Raimondo, Sua Excelência o Embaixador Sheikh Mishaal bin Hamad Al Thani, o Diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, Brian Deese, e o Presidente e Diretor Executivo da Boeing, Dave Calhoun, juntaram-se à assinatura formal por parte do Presidente e Diretor Executivo da Boeing Commercial Airplanes, Stan Deal, e do CEO Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, que reafirmou o compromisso da companhia de aviação com a família 777X através do acordo recordista do 777-8 Freighter. A primeira entrega do novo avião-cargueiro está agendada para 2027.
“A Boeing tem uma longa história de construção de aviões de carga líderes de mercado e a Qatar Airways tem a honra de ter a oportunidade de ser o cliente de lançamento do 777-8 Freighter, um avião que não só nos permitirá melhorar ainda mais a nossa oferta de produtos para os nossos clientes, mas também nos ajudará a atingir os nossos objetivos de proporcionar um futuro sustentável para o nosso negócio”, disse o Sr. Akbar Al Baker. “Hoje é um grande dia na sempre crescente e robusta relação entre a Qatar Airways e a Boeing. Não há dúvida que pressionamos a Boeing a satisfazer as nossas necessidades, e a equipa da Boeing esforça-se constantemente por satisfazer e exceder as nossas expectativas, o que nos deu a oportunidade de estar aqui hoje para lançar o mais importante novo avião de carga de uma geração inteira”.
“Estamos entusiasmados por lançar o próximo grande avião de carga da Boeing – o 777-8 Freighter – com a Qatar Airways, uma das maiores transportadoras de carga do mundo e nossa parceira desde que a companhia começou a operar há quase 30 anos”, disse Deal. “A nossa equipa está pronta para criar uma aeronave que os servirá durante muitas décadas. A seleção da Qatar Airways pelo eficiente 777-8 Freighter é uma prova do nosso compromisso em fornecer aos cargueiros capacidade, fiabilidade e eficiência líderes de mercado. Estamos orgulhosos de 90% da frota mundial de cargueiros ser constituída por aviões Boeing. Com as cadeias de fornecimento globais sob pressão e com a elevada procura de comércio eletrónico, o desempenho e as capacidades da frota são mais importantes do que nunca”.
A Boeing está a conceber o Freighter 777-8, o mais recente membro da família 777X, para maximizar a eficiência e o desempenho ambiental. A família de aeronaves apresenta melhorias no design de engenharia, bem como tecnologias inovadoras, incluindo uma nova asa composta de fibra de carbono e novos motores eficientes em termos de combustível. Com um alcance de 4,410 milhas náuticas (8,167 km), o 777-8 Freighter tem uma carga útil estrutural máxima de 118 toneladas, permitindo aos clientes fazer menos paragens e reduzir as taxas de aterragem em rotas de longo curso.
A Boeing vai construir o 777-8 Freighter na sua fábrica em Everett, Washington. A empresa investiu mais de mil milhões de dólares na fábrica de Everett para apoiar a produção da 777X e sustentar milhares de empregos locais durante décadas.
Como parte do acordo, a Qatar Airways substituirá 20 das suas 60 encomendas da família 777X pelo 777-8 Freighter. A Qatar Airways também encomendará dois 777 Freighters atuais – o cargueiro mais vendido da Boeing de todos os tempos – para tirar partido do mercado de carga aérea flutuante. Clientes do mundo inteiro encomendaram mais de 300 777 Freighters desde o início do programa em 2005.
A Boeing e a Qatar Airways também assinaram um Memorando de Entendimento para uma encomenda de 25 aeronaves 737-10, bem como para os direitos de compra de 25 aeronaves adicionais. O valor total deste compromisso dos 737-10 é de quase 7 mil milhões de dólares aos preços de tabela atuais. O maior modelo da família MAX, o 737-10, tem capacidade para 230 passageiros numa configuração de classe única e pode voar até 3.300 milhas. Esta aeronave eficiente em termos de combustível pode cobrir 99 por cento das rotas de corredor único no mundo inteiro.
“A Qatar Airways está ansiosa por adicionar o 737-10 à sua frota, uma vez que esta nova variante do 737 é ideal para a nossa rede de médio curso, permitindo-nos melhorar ainda mais a nossa oferta de produtos aos nossos clientes, modernizar a nossa frota e operar as aeronaves mais eficientes da sua classe”, disse Akbar Al Baker.