A Ryanair recebeu hoje, 16 de junho, o seu primeiro Boeing B737MAX, trata-se do EI-HEN
A aeronave descolou de Seattle, com o número de voo RYR82MO, com destino a Dublin. Poderá acompanhar o voo AQUI
Como é sabido esta entrega acontece muito tempo depois do planeado devido aos problemas de re-certificação e mais recentemente com os problemas eléctricos detectados.
A Ryanair é o maior cliente europeu do MAX, com 210 unidades B737 MAX encomendadas, 135 firmes e 75 em opções e já indicou que espera que a Boeing “cubra a quebra de lucros” pelo atraso da entrada em operação do novo avião.
O para já conhecido B737 8-200, com capacidade para transportar até 197 lugares passageiros foi desenvolvido a pedido da companhia, não apresentando nenhuma alteração no que diz respeito às dimensões externas em relação ao 737 MAX 8, mas sim, apresenta alterações de cabine que permitem transportar mais passageiros em segurança.
O B737 8-200 foi configurado com portas de saída a mais para garantir a evacuação segura de um maior número de passageiros em caso de acidentes e incidentes, graças ao espaço reduzido para 28 polegadas (71 cm) entre eles.
A Ryanair é o cliente de lançamento da variante 737-8 de alta capacidade, tendo feito o seu primeiro pedido de 100 aviões e 100 opções no final de 2014, seguido por pedidos firmes de 10 aviões em 2017 e 25 em 2018.
O 737 8-200 permite que a Ryanair personalize a sua aeronave com 197 assentos, aumentando o potencial de receita e reduzindo o consumo de combustível em 16 por cento em comparação com os aviões anteriores da companhia aérea. “A Ryanair continuará a desempenhar um papel de liderança na nossa indústria quando a Europa recuperar-se da pandemia COVID-19 e o tráfego aéreo voltar a crescer em todo o continente. Estamos gratos que a Ryanair está mais uma vez depositando a sua confiança na família Boeing 737 e construindo sua frota futura com este pedido firme ampliado “, disse Dave Calhoun, presidente e CEO da The Boeing Company. “A Boeing continua focada em devolver com segurança toda a frota 737 em serviço e entregar a carteira de aviões à Ryanair e aos nossos outros clientes. Acreditamos firmemente neste avião e continuaremos a trabalhar para reconquistar a confiança de todos os nossos clientes “, disse Calhoun.