A Talon Helicopters de Richmond, Colúmbia Britânica, está pronta para assumir missões nocturnas de combate a incêndios com seu Airbus AS365 N2 Dauphin, com a recente aprovação de visão noturna (NVG) – o único helicóptero médio de ataque nocturno NVG aprovado pela Transport Canada no Canadá.
O AS365 da Talon Helicopters está aprovado para missões nocturnas de ataque a incêndio; a empresa recebeu recentemente a aprovação da Transport Canada para todas as operações da parte 702/703 com NVGs, que incluiu o transporte de passageiros.
A aeronave de nove passageiros, configurada com cockpit e cabine de visão nocturna, foi aprovada para operações de ataque diurno e nocturno com o tanque de barriga Simplex Modelo 301, que pode transportar até 901 litros de água.
Peter Murray, presidente da Talon Helicopters, disse que a empresa está a aproveitar os benefícios e os factores de segurança dos NVGs e “a capacidade de não ter um tempo de aterragem”.
O AS365 da Talon foi aprovado para combater incêndios à noite com o tanque de barriga Simplex Modelo 301, que pode conter até 901 litros de água. Ele acrescentou: “Ao fazer um ataque inicial à noite … se um incêndio começar às 23h e estivermos lá às 23:30, é claro que reduzirá o impacto que o fogo causa . . . Então, estamos na vanguarda de tudo isso. ”
A certificação NVG para o Dauphin é um projeto de vários anos para a Talon. Murray disse que a empresa tem capacidade para combater incêndios à noite há pouco menos de um ano, mas recentemente recebeu a aprovação da Transport Canada para todas as operações da parte 702/703 com NVGs, que incluem passageiros que voam à noite.
A Talon está a estudar a recolha de dados sobre operações diurnas e noturnas de ataques a fogos para avaliar a diferença no custo de combate a incêndios e o custo de perda de recursos.
Todos os pilotos da empresa concluíram o treino básico e “os pilotos do AS365 fizeram treino avançado em NVG”, disse Murray, “para que possam entrar em áreas remotas e aterrar à noite com NVGs”.
Murray disse que o Dauphin equipado com o tanque Simplex é 30% mais rápido que outros meios equipados com tanques de barriga. “É um tanque rápido para esta máquina. Com o snorkel guardado, é 140 nós VNE. . . . Com o snorkel em seus 120 [nós]”
Se fizermos um ataque inicial e se distanciar, vai a 140 nós e chega mais rápido ”, disse ele. A aeronave é configurada com um cockpit de visão noturna e cabine. Todos os pilotos da Talon concluíram o treino básico em NVG, e os pilotos do AS365 fizeram treinamento avançado em NVG.
O tanque Simplex possui um processo de instalação fácil com quatro pontos difíceis na aeronave e pode ser removido com a mesma facilidade para uma configuração de missão diferente. “Provavelmente pode fazer a troca completa do gancho e remover o tanque em 20 minutos ou meia hora”, disse Murray.
Um helicóptero de missão múltipla, o Talon’s Dauphin também é usado para operações de medevac, busca e salvamento, elevação aérea e transporte de passageiros. “Nós o chamamos de canivete suíço de helicópteros porque temos um kit de maca totalmente aprovado (o que foi aprovado no Canadá) e depois temos o guincho; somos aprovados para içamento diurno e noturno “usando os chicotes de cabos e equipamentos de evacuação aprovados pela Transport Canada e um cabo de içamento de 300 pés com um limite de carga de 600 libras.