De acordo com a SIC Notícias, Vendas Novas é mais uma possível localização em cima da mesa para o novo aeroporto, sendo a que apresenta menos impactos.
Ao lado da área de serviço de Vendas Novas, onde agora há eucaliptos, pinheiros e apenas alguns sobreiros, pode estar para nascer o novo aeroporto de Lisboa. Ao que a SIC apurou, à volta de Lisboa.
“O aeroporto aqui cumpre sete dos dez critérios da Comissão Técnica e Independente. Só não cumpre um: da proximidade média”, diz Valentino Salgado Cunha, vice-presidente da Câmara de Vendas Novas.
Além disso, também nunca teve estudos ambientais como Santarém ou Poceirão-Rio Frio, mas a SIC apurou que uma dezena de especialistas em ordenamento do território consideram que à volta de Lisboa, esta é a localização com menos impactos.
“Obviamente que isto carece de estudos mais aprofundados, mas o que é indicado é que ao nível de corredores migratórios de aves não existem aqui, não são afetados”, destaca Valentino Salgado Cunha.
A zona que está a ser estudada pela Comissão Técnica Independente vai desde a área de serviço de Vendas Novas até à linha de caminho de ferro do Alentejo entre as localidades de Bombel e Piçarras, onde ficaria o terminal do aeroporto, numa linha ferroviária que vai ser duplicada em breve. Um investimento já previsto com o apoio do atual quadro comunitário de fundos europeus.
“Atualmente, essa ligação por comboio vai dos 35/40 minutos, mas o projeto 20/30 aponta que esta ligação fique resolvida em menos de 30 minutos”, adianta Mário Ferreira, presidente da União de Freguesias de Pegões.
“Acho que esta localização é para levar muito a sério. E, às vezes, é nestas pequenas opções e menos prováveis opções (…) que estão as grandes oportunidades”, conclui o ‘vice’ de Vendas Novas.
A verdade é que o oleoduto Sines-Aveiras preparado para o combustível dos aviões passa a apenas meia dúzia de quilómetros do local projetado para o futuro terminal.