A Virgin Atlantic recebeu o seu primeiro Airbus A330neo, em leasing com a Air Lease Corporation.. O A330neo irá desempenhar um papel fundamental na transformação da frota da companhia e é o 50º aparelho Airbus da companhia aérea sedeada no Reino Unido.
A Virgin Atlantic tornar-se-à o primeiro operador deste modelo no Reino Unido, tendo encomendado 13 aviões A330neo (seis em locação da ALC) com a intenção de eventualmente expandir a frota para 16.
A Família A330 é a aeronave widebody mais popular de sempre em termos de clientes e rotas, enquanto a flexibilidade do A330neo no mercado de médio a longo alcance é inigualável. O A330neo, equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, traz custos operacionais por assento dois dígitos mais baixos e tem menos 25% de queima de combustível e emissões de carbono em comparação com a geração anterior de aeronaves concorrentes.
Proporciona aos pilotos uma uniformização da frota do Virgin Atlantic A330-A350 e uma experiência aos passageiros sem descontinuidades, uma vez que o Virgin Atlantic já opera nove aviões A350-1000 de última geração.
O A330neo disponibiliza a premiada cabine Airspace, proporcionando aos passageiros um novo nível de conforto, ambiente e design. Isto inclui a oferta de mais espaço pessoal, compartimentos superiores maiores, um novo sistema de iluminação e a capacidade de oferecer os mais recentes sistemas de entretenimento a bordo e total conectividade.
Tal como todos os aviões Airbus, o A330neo também possui um sistema de ar de cabine de última geração, garantindo um ambiente limpo e seguro durante o voo. A aeronave está configurada para acomodar 262 passageiros em três classes, incluindo 32 lugares na classe superior com divisórias para privacidade e duas das novas Suites “retreat” da transportadora.
Beneficiando da maior taxa de bypass dos motores Trent, o Trent 7000 oferece uma melhoria significativa da queima de combustível por assento em comparação com o seu antecessor e reduzirá significativamente o ruído dos aviões. Está certificado para operar com uma mistura de 50% de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF); o voo de entrega da aeronave de Toulouse para Londres Heathrow voou com uma mistura de 35% de SAF.