Às 12 horas e quinze minutos aterrava no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, Açores o A321neo CS-TSF da Azores Airlines com material médico proveniente da China.
De recordar que o Governo Regional do Açores solicitou ao Grupo SATA a realização de um voo de carga para o transporte de material médico, num investimento de cerca de 9,3 milhões de euros, para a ajuda do Covid-19.
Este voo especial teve inicio no dia 10 de abril, sexta-feira, quando a aeronave descolou rumo a Xangai com uma equipa composta por 11 elementos… 1500 elementos;
Nas palavras de um dos membros da tripulação, o Comandante Jorge Gaspar:
“Somos 11 nesta foto, na realidade somos 1500 os que hoje vão iniciar esta importante missão com destino à China, onde iremos recolher equipamento médico e sanitário, para a reforçar a Nossa Região Autónoma dos Açores.
Enorme é o sentimento de honra, orgulho e responsabilidade de representar a nossa bandeira e todos os nossos colegas que estão espalhados por todas as ilhas nos Açores, Continente, Canadá e USA e que fazem do Grupo SATA uma grande família!!”
Devido à autonomia da aeronave foi necessária realizar uma escala técnica para abastecimento e descanso da tripulação em Novosibirsk, na Sibéria.
Enquanto o voo de ida decorria, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, publicava na sua conta oficial de Facebook:
“Julgo ser impossível que esta situação tenha passado pelo espírito de qualquer um daqueles que, a 21 de Agosto de 1941, fundaram a Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos.
Tenho sérias dúvidas que este cenário tenha sido sequer aventado por aqueles que, anos mais tarde, fizeram surgir, a partir daquela, o Serviço Açoriano de Transportes Aéreos.
Há, porém, uma certeza, comprovada e evidente: quando os Açores precisam da SATA, a SATA responde presente!
Um entre vários exemplos: Vôo da SATA Internacional-Azores Airlines a sobrevoar, há pouco, o espaço aéreo russo, a caminho da China para ir buscar diverso material médico para o nosso Serviço Regional de Saúde.”
Às 10h45 (horas locais) aterrava no Shanghai Pudong International Airport finalmente “Marciano Vieiga”.
Atualização #6O A321neo CS-TSF da Azores Airlines já está a caminho de Portugal!Pelo caminho irá realizar uma escala técnica.✈️ Leia mais sobre o voo em: https://bit.ly/34uoB6U???? Siga o voo em: https://www.flightradar24.com/RZO25F/2459b9f2(Vídeo: CMD Jorge Gaspar)
Publicado por Kiosque da Aviação em Domingo, 12 de abril de 2020
Às 14h46 (horas locais) hora de descolar para o voo de regresso rumo a Portugal:
Depois de descolar de Xangai o A321neo CS-TSF realizou duas escalas técnicas para reabastecimento no Novosibirsk Tolmachevo Airport e no Aeroporto de Munique.
1h50 aterrava no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa o “Marciano Veiga” carregado com o material médico aguardado, chegando assim ao fim a grande etapa para a tripulação envolvida nesta operação.
Devido às imposições sanitárias o voo entre Lisboa e Ponta Delgada foi realizada por outra Tripulação.
Hoje segunda-feira, 13 de abril, aterrou finalmente no Aeroporto João Paulo II o voo RZO025F.
Foi uma grande aventura para todos mas certamente estarão com os corações mais cheios do que nunca.