Um A330-200 da Wamos Air, com a matrícula EC-NBN, fretado pelo Governo espanhol saiu esta quinta-feira de Maputo, voo EB407, com 122 passageiros, entre os quais 65 espanhóis e 15 portugueses, retidos em Moçambique devido à variante Ómicron do coronavírus.
Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Madrid revelou que estão também a ser transportados cidadãos de outras nacionalidades, principalmente europeus, estando previsto que o avião, que saiu de Maputo cerca das 17h00 locais (15h00 em Lisboa), aterre em Madrid cerca das 3h00 (2h00 em Lisboa) de sexta-feira.
O A330-200 descolou de Maputo com espanhóis, moçambicanos e pessoas de outras nacionalidades residentes naquele país, bem como passageiros da União Europeia, “cujos voos foram cancelados”.
O Governo espanhol decidiu fretar o avião para repatriar turistas e homens de negócios espanhóis retidos em Moçambique com o cancelamento de voos devido à variante Ómicron do coronavírus, detetada na África do Sul.
“Nenhum dos espanhóis vai ficar retido, não vamos poupar tempo nem esforços para os trazer todos de volta a casa”, assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, na segunda-feira, quando anunciou o voo de repatriamento.